sexta-feira, 16 de abril de 2010

HOMEM x MÁQUINA



Os avanços da tecnologia mudaram profundamente os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Os trabalhadores, quando não excluídos desse processo, precisam estar sempre se reciclando para conseguir acompanhar o ritmo do mercado que, cada vez mais, aumenta sua exigência.

"A presença do computador, da internet, de robôs no ambiente de trabalho exigem que o trabalhador esteja em sintonia com as novas tecnologias. Há, portanto, uma exigência constante por qualificação profissional e, em alguns segmentos, uma mudança bastante radical do perfil do trabalhador”, analisa a professora de Sociologia, Luci Praun.

As tecnologias de informação e o aumento da importância do processo eletrônico trouxeram mudanças nas relações de trabalho. O número de trabalhadores com atividades operacionais diminuiu devido à robotização.

Há uma grande dificuldade no processo de adaptação da substituição do homem pela máquina, o que traz alterações no estilo de vida do trabalhador, que precisa se preparar e se reciclar para acompanhar o desenvolvimento do mercado de trabalho.

Comentário: Cada vez mais o homem está sendo substituidos por máquinas, robôs devido ao grande avanço da tecnologia. Apesar de muitos acharem que isso é bom, o excesso desta acaba sendo desfavorável a sociedade. O apego as máquinas, nos torna vulneráveis, o homem se torna mais alienado, o que nos afasta mais das próprias capacidades de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário